sexta-feira, 9 de julho de 2010

O expressionismo e Mies Van Der Rohe


O expressionismo surge no início do século XX na Alemanha, foi um movimento cultural de vanguarda. Um dos objetivos desse movimento era uma interiorização artística, ou seja a arte seria uma expressão do interior de cada artista, arte intuitiva.Situado num contexto de pós-guerra o expressionismo utiliza temas de miséria e solidão, assim como temas proibidos para a época como o excitante, sexual, demoníacos, entre outros.
Simultaneamente ao expressionismo surge um grupo de artistas e arquitetos, o Novembergruppe – Grupo de Novembro de 1918. Um dos objetivos desse Grupo era de unir arte e povo. Ludwig Mies Van Der Rohe é um dos novembristas e permanecendo fiel a tal grupo, a partir de 1920, começa a pensar nos arranhas céus, que segundo ele seria uma “casa transparente”, que se ergue ao céu, utopia expressionista, que faz surgir a idéia da alta torre gótica e de imagem simbólica.
Mies Van Der Rohe também participou em 1920 do Deutscher Werkbund –Federação Alemã do Trabalho, que foi o primeiro movimento arquitetônico relacionado ao Expressionismo alemão. O objetivo movimento era a integração da arquitetura, artesanato e indústria através do trabalho profissional, a publicidade e a educação, e também de introduzir na modernidade o desenho arquitetônico, atribuindo-lhe um caráter industrial.
De acordo com o relato do prórpio arquiteto, no livro “Mies Van Der Rohe” de Wener Blaser, esta época estava bastante incoerente com relação a arquitetura, pois os edifícios sofriam a influência de Palladio ou de Sckinkel e ao mesmo tempo os industriais de inspiração puramente técnica eram exemplos da verdadeira arquitetura, contanto não se buscava solução para os problemas da arquitetura.
Afirma que foi somente após a guerra que se deu conta da importância do avanço técnico, o qual era o grande motor da época dotado de novas idéias, tanto no campo dos materiais, quanto no campo dos processos, da arquitetura regida por formas arbitrárias, mas sim pela arquitetura motivada pela própria construção.
Assim como o expressionismo buscava uma nova forma de representação da realidade, utilizando novas técnicas para traduzir a verdadeira essência de cada artista; Mies também procurou novas técnicas através de estudos afim de traduzir seus ideais. Os ornamentos foram banidos de seus projetos a favor da rigorosa expressão da construção, assim como na arte expressionista os contornos e detalhes dos desenhos foram substituídos por cores que dão forma e “vida” a cada pintura.

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